-
Arquitetos de interiores: Atelier D+Y
- Área: 83 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Donghai Guo
-
Fabricantes: Goldea, LIXIL , Louis Poulsen, Norhor, Schuco, Shanghai Mitsubishi Elevator
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma casa localizada no distrito escolar, algo raro em outras cidades, mas presente em Xangai. Como a necessidade da família está sempre focada no aprendizado e crescimento das crianças, nos afastamos do conceito tradicional de salas e quartos, e reconstruímos a sequência espacial dentro da casa. Com as estantes colocadas no centro, a área da cozinha, área de jantar e leitura, área de dormir e outras áreas foram organizadas de acordo com sua dinâmica, formando uma sequência gradual que interage com o centro.
Estantes como o centro da casa
Quase todas as paredes não estruturais foram demolidas. Para construir a parede do quarto dos pais, três estantes foram instaladas junto aos tijolos mais finos para garantir o isolamento sonoro básico. Ao fazer isso, mais livros poderiam ser acomodados e acessados a partir de todas as divisões funcionais (sala de estar, área de leitura na sala de jantar, quarto das crianças) da casa. O objetivo é incentivar o hábito de leitura das crianças desde os primeiros anos de suas vidas. Acreditamos que o projeto vai influenciar no comportamento das pessoas que vivem no espaço.
Espaço sequencial
A casa tem uma sequência gradual. Aqui, os armários servem mais funções do que apenas o armazenamento. A partir da porta da frente, a sequência passa pela bancada onde se encontra a geladeira e o forno, a grande mesa longa onde a família faz as refeições, estuda e faz artesanato, até o quarto das crianças onde acontecem atividades particulares, e assim o espaço desta casa é aberto e ordenado. Desta forma, as linhas de visão dos membros da família não são bloqueadas e o espaço comum é utilizado ao máximo.
A grande mesa longa e as estantes formam o centro de atividades, que pode ser visto de ambos os quartos. Imagine como a cena é relaxante quando as crianças estão lendo ou fazendo os deveres de casa, e os pais ficam de olho neles enquanto desfrutam de seu próprio espaço. Mais uma vez, a disposição espacial muda o comportamento dos residentes. A longa estante acima da grande mesa oferece espaço suficiente para mais livros e brinquedos. Além disso, a estante de 4 metros também aumenta a sensação de profundidade, pois estende a sequência espacial horizontalmente.
Diálogo
Enfatizamos o diálogo espacial para promover o diálogo entre as pessoas no espaço. Seguindo a convicção de que os comportamentos humanos não devem ser isolados, reconstruímos dois lados da parede estrutural em áreas de leitura e trabalho de casa, a fim de influenciar as pessoas através do espaço e encorajar adultos e crianças a passar mais tempo interagindo ou simplesmente desfrutando a companhia um do outro em condições de igualdade.
Misturando o novo com o antigo
O espaço adotou uma textura e estrutura simples, tais como a pintura retrô verde claro nas paredes, as estantes de madeira de cerejeira e móveis, e as várias vigas de concreto, que foram deixadas aparentes após a demolição. Esses elementos pitorescos no espaço, abre possibilidades para que os residentes se lembrem do passado.